Homenagem e curiosidade: Atuação do Engenheiro Florestal

Qual é o custo do Desenvolvimento Sustentável?
9 de julho de 2020
Plano de Recuperação de Área Degradada – PRAD
17 de julho de 2020
Exibir tudo

Homenagem e curiosidade: Atuação do Engenheiro Florestal

No domingo (12), comemorou-se o Dia do Engenheiro Florestal. Mas estamos aqui para falar um pouco, sobre quais atividades e quais ramos esse profissional pode atuar, mas principalmente, para homenageá-los. Confira o depoimento dos Engenheiros Florestais que fazem parte da equipe da Cerne Ambiental.

A seguir, vamos listar alguns dos principais ramos de atuação que o profissional tem à sua escolha. Confira:

  • Auditor fiscal do meio ambiente
  • Analista de viveiros florestais urbanos
  • Gestor de florestas plantadas e nativas
  • Gestor de reservas ecológicas
  • Analista de projetos ambientais
  • Educador ambiental
  • Professor universitário
  • Pesquisador
  • Gestor em tecnologia de madeira
  • Analista de impactos ambientais
  • Empreendedor

Entre outas funções e como um todo, o Engenheiro Florestal tem um importante papel na formação de uma sociedade mais sustentável e funcional e, com o crescimento da preocupação com as questões ambientais e a necessidade de projetos que atuem em prol dessa causa, o campo de trabalho desse profissional fica ainda mais amplo e repleto de possibilidades interessantes.

Gratificação em ser Engenheiro Florestal

Abaixo, confira os depoimentos dos Engenheiros Ambientais que fazem parte de nossa equipe. Primeiramente, o depoimento do nosso Diretor Geral, que a mais de 17 anos, após concluir a sua graduação, resolveu arriscar, e assumir a carreira de Empreendedor. Chegou em Chapecó, por meio de uma parceiro e com uma mochila nas costas, mas com a mente cheia de vontade e um sonho: Ter a sua própria empresa, conheça:

Eng. Florestal e Diretor Geral da Cerne Ambiental, Robison F. Lima em campo.

“Ser engenheiro Florestal para mim é ter liberdade para atuar em várias áreas (reflorestamento, geoprocessamento, licenciamento ambiental, inventário florestal, etc), conhecer vários locais e culturas diferentes e é claro, deixar a minha contribuição para o meio ambiente. Engenheiros Florestais são profissionais completos, pois podem atuar tanto com flora, fauna, questões relacionadas ao solo, clima.

Robison Fumagalli Lima, Julho de 2020.

Conheça também as palavras de nossa Engenheira Florestal, Rafaela B. Paz, que em 2011 iniciou sua trajetória aqui Cerne Ambiental, e atua como Coordenadora de Projetos. Confira:

Rafaela B. Paz, Coordenadora e Engenheira Florestal em observação de campo.

“Conhecer o potencial das florestas e como o seu uso consciente e responsável pode garantir um futuro sustentável é bem gratificante. Trabalhar como Engenheira Florestal traz várias possibilidades, nosso trabalho nunca é monótono, pois na natureza nada e igual, são desafios novos, que proporcionam experiencias únicas, seja com pessoas, culturas distintas ou simplesmente a paisagem que sempre nos contempla com visões maravilhosas.”

E também, confira o depoimento de nosso Técnico em Florestal, Lourival Sibert, que está em fase de conclusão da graduação em Engenharia Florestal, e com atuação na área florestal a mais de 15 anos.

“Sempre trabalhei na área, desde que me formei no colégio. Nesta foto acima, estávamos executando uma nova estrada, nesta uma forma de drenagem, pois a pedra ajuda na compactação em solos mais úmidos”.

Por fim, este é pequeno trecho do dia a dia e da gratificação em atuar com Engenharia Florestal, de nossos colaboradores. Uma forma singela de homenagem a estes profissionais que cuidam da natureza.